O jornal Folha de São
Paulo divulgou no último domingo, 31 de março de 2013, o fim da parceria entre Bombril e o
publicitário Washington Olivetto após 35 anos.
Washington Olivetto,
criador de um dos garotos-propaganda mais populares da publicidade brasileira,
o Garoto Bombril, não fará mais as campanhas para a marca de esponjas de aço
homônima.
O fim da parceria com a agência W/McCann, em que Olivetto é sócio,
ocorreu neste mês, após a Bombril realizar concorrência para definir qual
empresa iria criar suas próximas ações publicitárias.
A agência DPZ, controlada pelo grupo francês Publicis, saiu vencedora
e responderá por todas as campanhas da companhia daqui para a frente. Nos
últimos anos, as duas agências se revezavam no atendimento à empresa. Curiosamente,
Olivetto e o publicitário Francesc Petit trabalhavam na DPZ quando criaram o
personagem, interpretado pelo ator Carlos Moreno desde 1978.
O Garoto Bombril figurou
nas campanhas das esponjas de aço por mais de 30 anos. A longevidade do
personagem levou-o às páginas do "Guinness" em 1994, como o
garoto-propaganda com o maior tempo no ar.
Desde 2011, porém, uma
mudança estratégica fez com que Moreno perdesse relevância dentro da companhia.
Para se aproximar das mulheres da nova classe média, um dos
objetivos da Bombril, decidiu-se apostar em campanhas institucionais. A maior
delas, lançada há dois anos, foi estrelada pelas humoristas Marisa Orth, Dani
Calabresa e Mônica Iozzi.
Ao longo do mês de
abril vamos postar os comerciais mais marcantes da “carreira” do Garoto
Bombril. Inicialmente, separamos para vocês o primeiro comercial do Bombril com
Carlos Moreno. Após esta estreia, o célebre garoto propaganda da marca levaria
mais 400 aparições em diversos comerciais da linha.
Ficha Técnica*
Agência: DPZ
Agência: DPZ
Título: Boquinha
* dados disponíveis
(Fonte: DPZ)
(Fonte: DPZ)